A Empresa Francisco Lindner S/A, fundada em 1935 pelo austríaco Francisco Lindner, mecânico criativo, iniciou sua atividade profissional com uma pequena oficina de consertos, passando rapidamente a produzir máquinas de todo o tipo. Atento aos movimentos da economia regional, direcionou sua produção de acordo com a demanda. Na década de 40 o setor madeireiro mostrava-se promissor, fabricando serrarias, locomoveis, além de equipamentos para carpintarias e olarias.
No final dos anos 40, a extração de madeira entrou em declínio. As antigas áreas florestais deram lugar ao plantio de diferentes culturas agrícolas.
Esses fatores motivaram a empresa a criar máquinas agrícolas, sendo o forte na década de 50 a produção da Trilhadeira Universal Lindner, Chegando a produzir 300 unidades mensais, abastecendo o Sul do Brasil.
Na década de 70 houve algumas alterações na economia do País, e a empresa teve a necessidade de mudar a sua linha de produção. Aproveitando toda a estrutura fabril existente, iniciou-se então a produção de válvulas e registros, para atender as indústrias de papel, química, petrolíferas, companhias de irrigação, saneamento e outras.
A empresa Francisco Lindner s/a, agrega diferentes setores de atividade em dois municípios do meio-oeste catarinense, perfazendo uma área coberta de 15.000 m².
Em Luzerna estão localizadas as usinas hidrelétricas Sant’ Ana (SC-303 km 243) e São Francisco que usam o manancial rio do Peixe/SC para a geração própria de energia, sendo que junto a essa última, na Av. Francisco Lindner, n.100 encontra-se a unidade de fundição.
Em Joaçaba a indústria contempla a área administrativa de produção, usinagem, montagem, testes hidrostáticos e expedição.